sexta-feira, 5 de julho de 2013

MANIFESTO (MEU)


As pessoas confundem tudo, e ainda por cima são dadas ao fanatismo. É um tal de discutir qual o melhor time, o pau comendo solto SEM NENHUMA LÓGICA OU RAZÃO, pois o esporte deveria ser para a diversão, e não para criar inimizades ou criar climão.

Nem vou citar minhas favoritas, as discussões filosóficas ou religiosas, que possuem vasto material para discussão sim, e mesmo com o fanatismo, existem evidências suficientes para invalidar quem estiver errado, seja ele quem for.

A questão que quero dissecar tem um buraco mais embaixo, pois É UM ASSUNTO PERIGOSO: OS MANIFESTOS E QUEM OS INCITAM.

Já escrevi antes que o crescimento da compreensão e consciência das massas será exponencialmente, cada vez mais rápido, graças ao progresso das telecomunicações modernas, como a web, celular, e sua integração às mídias mais antigas.

Teatro, livro, jornal, rádio, tv e cinema hoje se mixam maravilhosamente à web, integrando as "smart-coisas" que começam a pipocar cada vez mais, mesmo nos lares mais humildes. Hoje em dia com alguns cliques, podemos saber sobre tudo!

OS JOVENS (DIGITAIS) ESTÃO APRENDENDO MUITO MAIS RÁPIDO E MUITO MELHOR QUE OS MAIS VELHOS (ANALÓGICOS)

O Brasil não é o primeiro a gritar nas ruas contra os poderosos corruptos e por uma condição melhor de vida. Outros países onde o povo é maltratado, como alguns países mulçumanos, graças ao mesmo fenômeno, já criaram massa crítica suficiente para exigir até quedas de ditadores na recente onda de manifestações chamada Primavera Árabe, que já varreu países como Tunísia, Egito, Líbia, Síria, Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Omã, Iêmen, Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental.

Todos (ou quem se ligou) assistimos boquiabertos o tirano Kadafi sendo espancado e morto pelo povo nas ruas via twitter e youtube.

NUNCA MAIS OS POVOS SERÃO TÃO ALIENADOS COMO ANTES, exceto os que ficarem sob jugo de tiranos que conseguirem evitar as comunicações plenas, como o fazem os da Coréia do Norte e China, por exemplo, onde até hoje proíbem ou controlam a internet.
 
Me lembro a muitos anos atrás quando o Kadafi mandou o exército invadir as casas e destruírem antenas, para que os povos não fossem influenciados por outras culturas, principalmente a americana. Parece que não adiantou muito. O tempo passou.

Por essas e outras que em alguns países esse controle é feito com mão de ferro por décadas e décadas.

Mas é inexorável que os que ainda vão nascer, irão tomar aos poucos o terreno desejado, que é o da liberdade, aquela inevitável a longo prazo...
 
Não dá para imaginar que essa “velharia reacionária”, por exemplo da China vá manter sua influência eternamente nas próximas gerações. Um dia o fenômeno vai alcançar o mais fechado dos regimes.

Os jovens necessariamente confrontam os limites impostos pelos mais velhos, e se os mais velhos estão estupidamente errados, a barreira vai sendo destruída aos poucos, e o novo vence.

É A RENOVAÇÃO NATURAL, que até Darwin explicaria. embram daquela frase “Não se pode enganar a todos por TODO o tempo”? Pois é! É a mais pura verdade!

Mas falando do Brasil e do presente momento, temos que tomar muito cuidado com essa ferramenta maravilhosa, na verdade multiferramenta, que rotulamos de mídia.

Pessoas com intenções das mais diversas estão incitando pelas redes sociais, através de postagens com textos e vídeos de edições tendenciosas a um povo AINDA NÃO TOTALMENTE ESCLARECIDO a fazerem quebra-quebra e pior: agressões a repórteres, o que evidentemente é um absurdo.

Alegam que estão mostrando tudo do jeito errado, tendenciosamente e tal, o que não é o que parece, já que em todo canal que assisto, mostra tudo o que se imagina que ocorre num quebra-quebra, e confrontando com imagens da web, é fácil ver que tudo é questão de momento e edição. Não existe uma imagem verdadeira.

Demonizam principalmente a Rede Globo, e sinceramente já procurei, fui atrás de links e material, e não encontro como concluir que seja uma empresa vendida. Não significa, todavia que eu a ache perfeita, mas do jeito que falam, algo desse porte não ficaria tantos anos sem vir à tona.

Hoje mesmo vi que os editores do jornal da emissora até mudaram a maneira de comentar, para evitar essas alegações. Estão mais vagos, dizendo coisas tipo “não dá para ter certeza de quem começou as agressões, se as pessoas ou a polícia”, sendo que antes, dependendo das imagens eu vi eles mostrarem tanto excessos de grupos de manifestantes quanto de policiais truculentos, então ONDE ESTÁ A MANIPULAÇÃO?

Parece que repórteres de outras emissoras foram escorraçados e agredidos verbalmente. Essas pessoas não têm idéia que NOSSA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E IMPRENSA conquistada às duras penas pode ser perdida?
 
Preferem que UMA SÓ FONTE controle as informações daqui para a frente, como o é na China ou Coréia do Norte, por exemplo, lugares onde JAMAIS veríamos um povo tendo voz?

Não sejam palha para qualquer um acender. É uma minoria desesperada tentando bagunçar as coisas. Vamos fazer nossas reivindicações implacavelmente, mas evitando paus e pedras, bombas caseiras e coquetéis molotov. Vamos na paz, que com muito pouco tempo, com a rapidez das conscientizações, teremos um Brasil, e em poucos anos, um mundo melhor.

Não sou de direita nem de esquerda. Não sou pró globo ou contra. Não sou fanático por nada.
 
Só não gosto de me enganar nem que me enganem.
  
Nem globo nem manés revoltados. Apenas acho razoavelmente correto, ver um linchamento ou um “pega pra capar” e em vez de participar, tentar entender o que está havendo, afinal esse assunto não deve ser tratado da mesma maneira que fanáticos em um Fla-Flu, ou seja: Sem argumentos e cheios de ódio, que antes levassem à nada, mas levam sim ao caos...

Não devemos dar vazão às teorias da conspiração, sejam de dominação, de ovnis ou fantasmas. Coisas que somente imaturos ou  desinformados acreditam.

O que for errado, termina aparecendo, aí agimos. O que não existe, não devemos fabricar.

Temos liberdade de expressão no Brasil, e devemos aproveitá-la e não estragá-la infantilmente.

Pensemos, pois, serenamente e com cuidado, entrevendo assim, os caminhos que aparecem, E SIMPLESMENTE TOMEMOS O MELHOR!
 
...E ENTÃO, PODEMOS QUEBRAR O PAU! MAS APENAS IDEOLOGICAMENTE...