quarta-feira, 9 de abril de 2014

BROTHER, SEI NÃO...



BROTHER, SEI NÃO...

A cultura está mesmo fraquinha. Deve ser falta de leitura.

Já é a segunda vez que acontece comigo a seguinte situação: Confusão entre o computador "Big Brother" (Grande Irmão) do livro "1984" de George Orwell e o Reality televisivo "BBB" (Big Brother Brasil).

No meu trabalho, de vez em quando, alguma nova obrigação eletrônica (Nfe, ECD, EFD, SPEDs) é imposta pelos órgãos do governo, e recentemente, em meio à correria para a modificação e implantação da nova regra, um colega comentou irritado sobre o excesso de controle do governo, que "eles" estão invadindo nossa vida.

Eu dei minha opinião, arrematando que no final isso é bom, que faz parte de um melhor controle anti fraudes, e tal... mas que com certeza, cada vez mais teremos mais "cercas" eletrônicas, mais controle e relativamente menos privacidade.

E terminei dizendo : "-É a concretização do Big Brother!" (Óbvia referência ao computador controlador do livro/filme "1984")

Meu colega apenas me lançou um olhar de censura, pois como bem sei, ele detesta o reality show. Então tive que dar uma de metido e explicar tudo, que é personagem de um livro, e tal... ele ficou só me olhando...

Mais engraçado ainda: Uma outra vez, já tem alguns anos, uma amiga me disse que achava que quem tinha que ganhar o prêmio do "Reality Show BBB" deveria ser a pessoa mais legal, a verdadeira "brother", e se achando poliglota, disse que é por isso que o programa se chamava Big Brother!!!!!

Eu expliquei sobre o famoso (pelo jeito nem tanto assim) livro "1984", e que tinha o filme também, que Big Brother era um computador do futuro, e tal, mas ela retrucou meio puta que "Não sou obrigada a conhecer isso", para minha surpresa.

PUUUTZ! NINGUÉM PRECISA TER LIDO O LIVRO OU VISTO O FILME "1984" para saber da referência!

Ela sempre é citada em outros livros, seriados, filmes e até em programas normais de TV. Eu mesmo nunca li o livro "1984" nem vi o filme "1984", mas já vi várias citações! Já peguei em mãos e li a contra-capa mais de uma vez em livrarias e feiras do livro ...


TÔ DE OLHO!

E eu só falo a amigos com alguma intimidade, na boa, sem zoação, e para que não cometam mais essa gafe por aí, evitando vergonha futura no barzinho ou no Enem.

Ou estou exigindo demais? Acho que não! Parece mesmo é que o nível de informação/leitura do pessoal caiu nesses tempos atuais, onde estamos em meio a uma revolução do conhecimento... onde saber nunca foi tão barato.

Deve ser falta de interesse... SEI LÁ!