sexta-feira, 19 de abril de 2013

DOS TONS DE CINZA

SOMENTE COM O PRETO E O BRANCO ABSOLUTOS JAMAIS TERÍAMOS ESSA PAISAGEM: VIVA OS CINZAS!

DOS TONS DE CINZA ou "As pessoas simplesmente não tentam entender as coisas":

Observo que a grande maioria das pessoas enxerga o mundo ao seu redor em "preto e branco", desprezando o enorme degradé da realidade, os infinitos tons de cinza entre o preto e o branco.

Percebo também que essa é a causa da maioria das confusões, problemas e desentendimentos, enfim de sofrimento.

É tudo oito ou oitenta, bem ou mal, deus ou diabo, preto ou branco, etc...

Todos adoram concluir apressadamente, escolhendo rapidamente um extremo ou outro, lastreando sua vida (e a dos outros) dentro de toscos e limitados parâmetros. É como se usassem vendas.

Eu não sei ainda se essa dificuldade de ver os "tons de cinza" vem da falta de sensibilidade ou se da intolerância de cada um.

De qualquer forma, acho que seria importante que todos aprendessem a adquirir essa sutileza, sendo que para isso, admitissem sua importância.

Pensem bem: Basta que se lembrem das vezes em que errou feio, seja qualquer erro, qualquer coisa que tenha gerado problema ou conflito em seu cotidiano.

Analise agora mesmo, friamente se a causa não foi algum "detalhe" mínimo que na hora não foi considerado, ou não computado, seja por não saber ou não entender no momento.

Admita que se tivesse paciência ou tempo ou habilidade para refletir na hora, ou perguntado ou buscado, tal problema não teria existido.

É preciso entender que tudo não só tem uma causa, mas muitas causas menores, basta procurar saber.

Nem tudo é óbvio nessa vida, existindo infinitas conexões que precisam ser sempre consideradas, afinal temos ou não temos uma mente inteligente?. 

Me parece ser algo trivial, que qualquer um com boa vontade possa aprender isso, melhorando assim sua vida e a dos outros.

Engana-se que seja algo difícil, coisa de gênios ou artistas. Para esses, ficam os tons coloridos, como os azuis, vermelhos e outras.

Para nós, "meros mortais", é vital aprendermos a ver que entender esses subtons pode melhorar a vida de todos.

Então evite tirar conclusões rápidas. Aprenda a refletir, se posicionando no lugar dos outros. Não seja hipócrita nem covarde, ENCARE DE FRENTE qualquer ideia ou conclusão, mesmo que não o agrade, afinal, pra que fugir da realidade?

Muita neurose e sofrimento seriam poupados se aceitássemos o que  quer que seja, desde que real.

O quadro geral, além de belo, é mais verdadeiro, se além do preto e branco, os muitos tons de cinza forem enxergados.

Nós todos temos essa capacidade! Pra quê não usá-la?
  Entenda e aprecie todos os tons da vida, e seja bem mais feliz!

...E ainda nem falamos das cores...