segunda-feira, 18 de março de 2013

A INERÊNCIA DO PENSAMENTO NA MATÉRIA ARRANJADA


Pergunta/tema de Daniel Lima, via Facebook:
Justiça, ética, retidão, verdade e amor são valores exclusivamente humanos, nascemos com eles, então qual a origem de toda maldade humana?

----------------------------------------------------------

Essa pergunta é meio "pegadinha" por já começar se apoiando em coisas meio intangíveis, rótulos duvidosos...

Primeiro que tudo, devemos pensar na definição de "mal", coisa que NÃO EXISTE NECESSARIAMENTE na natureza, sendo apenas uma convenção dos homens.

Talvez tenhamos que eliminar a errônea idéia de haver um "mal absoluto", aquele que as religiões gostam de ensinar como algo vindo de satã, do inferno, ou o equivalente mitológico, representante do oposto do "bem absoluto".

Raciocínios assim sempre partem do pressuposto da existência do bem, devido à sua associação com o próprio Criador/Deus, que representa esse "lado bom", e naturalmente criou-se a idéia contrária, que seria o "lado ruim", "o mal".

Talvez o leitor adepto desses conceitos deva se frustrar ao continuar a partir daqui, afinal o texto é em base secular, sem levar em conta superstições ou misticismos.

O que resta então, são apenas rótulo classificatórios, assim como justiça, ética, retidão, verdade ou amor, entre tantos outros, que alguns homens se apropriam e enfeixam em esquemas que se adéquam em estruturas imaginárias e muitas vezes piegas.

Devido à evolução de nosso cérebro, que cresceu exponencialmente em complexidade, apenas nascemos com o potencial para tudo isso e muito mais, E SÃO APENAS PROBABILIDADES. Chamamos de mal ou bem conforme nosso egoísmo ou interesses ou da cultura a que estamos imersos.

Mas no geral, é óbvio que o que é "mal" para um pode ser o "bem" para outro, que o digam as guerras, por exemplo. No próprio embate entre as ideologias ou religiões, cada lado enxerga a si próprio como representante do bem, e o outro do mal.

Agora mesmo por esses dias eu observava alguns cristãos, intolerantes como eles só, que consideram os rituais afro como "coisas do mal", e simplesmente os combatem, achincalham e pregam a plenos pulmões que são todos endemoniados, etc.

EU VI ISSO DE PERTO! Imagino quantas pessoas não perderam o emprego ou alguma oportunidade somente porque quem o avaliou era um desses adeptos do segregacionismo.

Não existem duas fontes! A origem do que se rotula "maldade humana" é a mesma do "amor humano": A mente, as relações, a cultura, a ignorância, a inteligência (ou a sua ausência), a contemplação (ou apatia), os interesses, a vida enfim...

Apenas gostamos de rotular, classificar e relacionar essas coisas. É só isso!

A menos que caiamos no equívoco muito comum dos criacionistas, que é o de nos acharmos especiais demais, por "Deus nos ter feito à sua imagem e semelhança", tremenda bobagem propagada facilmente, devido à arrogância e soberba humana.

Se um cão ou qualquer outro ser vivo tivesse a complexidade da mente humana, tais valores apareceriam naturalmente. Na verdade já detectamos em alguns animais alguns valores ditos humanos como lealdade, amizade, confiança, altruísmo, etc.

Diante da última frase, não posso deixar de considerar que tais valores, os considerados mais nobres, aliás, iriam bem além do escopo humano, pois ainda não se descartou a possibilidade de outros tipos de inteligência no universo, tanto inferiores quanto superiores a nós.

Os átomos “normais’ do cosmo, cozinhados nas estrelas “normais”, parecem se aglutinar, combinando seus campos de tal maneira, que SÃO COMO QUE DISQUETES OU PEN-DRIVERS, podendo armazenar informação aleatória ou programada, em suas estruturas elétricas e quânticas.

A PRÓPRIA MATÉRIA É INFORMAÇÃO! O "CÉU" PENSA!

O pensamento, logo a mente, brotam da matéria suficientemente arranjada para abarcar a complexidade necessária.

As complexas estruturas nervosas prendem partículas polarizadas eletricamente e as faz transitar e alterar seus compostos, retendo e produzindo dados, sendo isso tudo chamado de pensamento, ou consciência, meros torvelinhos bioelétricos!


Não tem porquê a terra ser a única detentora de tal fenômeno, complexo mas aparentemente normal, de gerar consciência através da complexidade da matéria estelar aglutinada por n fenômenos SEMPRE NATURAIS (qual não é? Tudo é da natureza, não é mesmo?)

É soberbo sabermos que somos partículas materiais que PENSAM O COSMO! Nesse sentido, E NESSE SENTIDO SOMENTE, somos seres "celestiais"...

...mas... qual ser não seria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI: