segunda-feira, 10 de março de 2014

DIVULGANDO O CETICISMO (DVD GRATUITO)

Já tem mais de ano que eu queria preparar um vídeo meu com um texto explicativo, e em seguida uma sequência de vídeos tirados da internet, montando assim um DVD que eu daria para todo mundo, gratuitamente, com o objetivo didático de divulgar a importância da atitude cética.
 Preparei o seguinte roteiro para que eu mesmo lesse enquanto gravava, mas nunca parei para fazer o vídeo.

Como ainda deve demorar um pouco, pelo menos divulgarei seu conteúdo aqui... E os vídeos serão links, que abrange muito mais que DVD, né?
-X-

DIVULGANDO O CETICISMO
Música de fundo: IMAGINE(?)

Oi, pessoal! Meu nome é Edecildo Tavares, trabalho com TI, e ganho a vida como programador de sistemas. Curto tecnologia e ciências em geral, principalmente ciências espaciais, biologia, geologia e física, mas sou apenas um autodidata, e não sou formado em nenhuma delas. Apenas leio, E LEIO MUITO!

É impressionante o que a gente pode aprender lendo. (UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS, disse Rui Barbosa, e é verdade!)

Os livros são o conhecimento acumulado de muitas vidas, e um leitor pode viver várias conclusões de vidas na sua única vida! É TRANSFERÊNCIA DE SABER! É ouro puro!

Ler me possibilitou abrir a mente de uma maneira que mudou toda a minha vida para melhor!

Ler elimina medos e angústias, e nos prepara para a vida como ela é, sem neuras ou ilusões.

Também nos dá a verdadeira dimensão da brevidade de tudo, nos tornando cônscios do valor incalculável de cada coisa existente. O mundo passa a ser extremamente belo.

Passamos a dar muito mais valor à vida, que vai ficando mais valiosa quanto mais vivemos e menos tempo vai nos restando.

O hábito de ler amplia as capacidades mentais e ajuda até a ganhar a vida, já que o entendimento de qualquer profissão que seja, é facilmente melhor absorvido.

Assim, naturalmente o leitor assíduo tem uma vida mais tranquila e mais serena.

E não tem porquê não ser assim, pois esse seria o caminho natural: APRENDER INDEFINIDAMENTE!

Só que observo que as pessoas ao redor, normalmente não são tranquilas nem cônscias como deveriam ser.

Normalmente todos são meio histéricos e vivem aterrorizados com a ideia da morte, e como se não bastasse, grupos organizados religiosos com intenção de formar rebanhos, ASSUSTAM mais ainda as pessoas, e ensinam principalmente desde criancinhas (absurdo!), a conviver com violentas ameaças em histórias de pecados e castigos, perdição e inferno!

Olhando serenamente para tudo isso posso afirmar: NÃO PRECISA SER ASSIM! ISSO É DOENTIO E RIDÍCULO!

Sim, pessoal, SOU CONTRA AS RELIGIÕES! E estou explicando porquê.

Foram muitos anos de leitura e meditação que me levaram a isso, mas vejo que é um caminho incomum, que o povo normalmente não toma.

Aos 14 anos eu era um religioso normal, de família católica, que rezava todo dia e tinha meus "diálogos com deus" (ou o que eu achava ser isso)

Mas, por questão de ATITUDE, resolvi por puro prazer e curiosidade, ler livros, além dos meus quadrinhos...

Descobri assim, que ler sempre, MELHORA A COMPREENSÃO DA VIDA, E POR ISSO FAZ VIVER MELHOR!

Aos poucos, influenciado pelos livros de biologia, história e astronomia, adquiri uma curiosidade cada vez maior pelo mundo a minha volta. Solução: LER MAIS! O hábito estava adquirido!

Aprendi logo que devemos sempre ser lógicos e inquiridores, e isso me levou a questionar o catolicismo, no qual perdi totalmente a fé, e por extensão, passei a entender que todas as outras religiões e seus derivados não serviam, na verdade, nem para mim nem para ninguém!

O problema é que as religiões impõem um respeito incomum à seus dogmas, e as pessoas aceitam isso de tal modo, que mesmo que não achem razoável alguma coisa religiosa, preferem não ser diferentes e não comentar para não "ofender" tanto aos crentes, quanto às próprias instituições.

Ora bolas, você pode criticar o time de uma pessoa, pode falar mal de sua posição ideológica e política, pode debater tudo! Por que não podemos nem tocar em questões religiosas? Tá na cara que por séculos, os próprios religiosos interessados em manter-se no poder, instilaram essa ideia de que é ofensivo questionar o credo das pessoas.

O que mais vejo é como os religiosos se mostram "sensíveis" e se "chocam", se "ofendem" com facilidade, fazendo-se de irritados para fugir de debates.

Para mim é encenação: Quem foge de discussão está fazendo tipo.

Quem tem argumentos ADORA DEBATER, pois a verdade não ofende a quem vive por ela! 

Mas o engraçado é que um credo critica o outro! São bem conhecidas por exemplo as missões cristãs e as catequeses, que invalidam a crença de povos indígenas e forçam a implantação da sua. É muita arrogância! "A minha é a única certa, as outras são do demônio..." (sério, já ouvi isso!)

Todos conhecem o termo "A cruz ou a espada", originário dos combates entre religiões em que a cristã forçava a crença na cruz ou passava o fio da espada no infiel, geralmente algum muçulmano ou bárbaro.

E eles davam a isso um nome bonitinho: CRUZADAS.

Na Idade Média, quando a igreja católica estava no seu auge, ela perseguiu, torturou, matou e tomou os bens de milhões de "infiéis" também dentro de seus próprios povos. Bastava cismarem com alguém e atribuir a ele alguma blasfêmia ou bruxaria.

Muitas questões políticas foram resolvidas nesses termos covardes, e a igreja normalmente não queria nem saber: 

TORTURAVA para que confessassem, e quando os infelizes confessavam para a tortura terminar logo, eram queimados.

A "Santa" Inquisição não voltava atrás, somente piorava a tortura!

Na Itália, por exemplo, Giordano Bruno, divulgou seus estudos de que a terra não seria o centro do universo, e foi preso e torturado por 7 anos, e como não voltou a palavra atrás, foi queimado na "fogueira santa".

Consta que heroicamente, pouco antes de morrer, recusou-se a beijar a cruz que lhe ofereceram.

QUE HISTÓRIA MAIS HORRÍVEL!

O QUE É MAIS TOSCO DO QUE ISSO?

Era tão sinistra aquela época da inquisição, que nos livros de história consta o termo "Idade das Trevas".

E, pensemos um pouco: Por que será que quando a igreja perdeu aquele poder todo, o período histórico foi chamado de ILUMINISMO? Que coincidência, né?

Com igreja, trevas, sem igreja iluminismo. Sugestivo, não?

Olha, pessoal, eu não prego aqui nada demais, nada violento. Eu acredito somente na educação! É a única "saída" para uma sociedade melhor! É no que devemos investir. Todo o resto é secundário, pois todo benefício que precisamos VIRÁ DA EDUCAÇÃO E PONTO FINAL! Ela é o fermento de nosso pão.

Somente prego que deixem as crianças em paz para estudar, E ESTUDAR DE TUDO!

Toda criança é naturalmente curiosa, e o que o sistema faz é MATAR aquele cientistazinho natural.

Devemos instruir as pessoas em qualquer idade, mas comecemos com as crianças!

No início, bem novinhas, dêem quadrinhos a elas, deixem rasgar! Leiam para elas! Deem revistinhas para colorir, mais quadrinhos, mais revistas, livrinhos infantis... Estimulem sua imaginação! Ler é para ser divertido também!

Assim, naturalmente elas crescerão com o saudável hábito da leitura, e aos poucos, enquanto crescem, migrarão para livros cada vez mais sérios, INCLUSIVE BÍBLIA, ALCORÃO, TALMUDE, VEDAS, ou qualquer que seja o alvo de sua LEGÍTIMA curiosidade.

Não podemos forçar nada, A MENTE É NATURALMENTE LIVRE! A CULTURA VEM FÁCIL!

É um crime doutrinar uma criança ou qualquer incauto que seja, como indígenas, por exemplo.

Uma das coisas erradas que espalham por aí é que para ser um cidadão de bem, com uma moral ilibada, precisa temer a algum deus e ficar em igrejas pedindo perdão, se martirizando, e tal. Papo furado!

Com que direito as religiões tomam para si os bons costumes, a moral e as coisas boas?

Que moral seria essa, que é preciso temer a castigos para ser "de bem"?

Que ideia tosca é essa de imaginarem um ser de amor, um deus supremo de bondade e tal, mas que criou o inferno (e até o diabo!) para assombrar sua amada cria humana? Que coisa mais sem sentido! Já botaram a mão na consciência do quão absurdo é essa concepção? É doentio! E ainda ensinam isso para as inocentes crianças!

Uma pessoa bem educada e culta TEM A MELHOR MORAL POSSÍVEL sem precisar temer ir para o "inferno" ou qualquer outro castigo.

Se o mundo sempre foi imoral e violento, É POR FALTA DE EDUCAÇÃO e não de religião! Aliás, religião é o que mais tem! São milhares e milhares mundo afora, e o que está adiantando?

As crenças, por tenderem a separar os diferentes, sempre foram as maiores causas dos grandes massacres da humanidade.

O caminho é até simples: Primeiro a segregação, a separação de quem não pensa igual, depois as escaramuças por territórios e outras riquezas, depois vem os massacres e as guerras, tudo muito natural num mundo de fé e intolerância.

As crenças não passam de interferências ao processo natural de aprendizagem das pessoas.

Elas meio que tentam "formatar" a sociedade para implantar algumas idéias, e o pior é que vem funcionando, já que muitos acreditam e passam adiante.

É algo antinatural como desviar um rio ou tapar o sol, e tem efeitos indesejáveis demais para que deixemos para lá.

Se crentes somente agissem dentro de seus templos e igrejas e não interferissem aqui fora, até que daria para aguentar calado, mas não! Aqui mesmo no Brasil bancadas religiosas querem cada vez mais poder no governo para criar leis que AFETARÃO OS NÃO RELIGIOSOS TAMBÉM! Isso não pode acontecer, de jeito nenhum!

Estão lá agora, criando lei para aborto, censura, lei para obrigar a rezar o "Pai Nosso" nas escolas... ABSURDO!

A mistura de religião com política é o mais perigoso veneno que uma sociedade pode ter! E é do tipo que causa sequelas!

Temos exemplos nefastos na história, inclusive recente, de governos religiosos assumiram o poder.

Já a cultura traz a compreensão e a tolerância, conscientizando que a verdadeira riqueza é a diferença cultural, que a pessoa culta não tem cor nem crença, que pode viver em qualquer sociedade, em qualquer nação livre e que seja laica (não misture religião com poder) 

De uns anos para cá, eu comecei a sentir vontade de fazer alguma coisa. Ser um militante contra essa loucura tida como normal. Pelo menos começar com algo...

A internet é uma boa ferramenta para divulgação, não tanto quanto a tv ainda, pois ela concentra muita atenção em poucos canais, e a internet é dispersa, e vai aos poucos.

Eu coletei uns vídeos muito interessantes que questionam o pensamento religioso. Creio que são vídeos indispensáveis e instrutivos para todo aquele que gosta de saber e deseja algo mais do que a mesmice de sempre.

Acho que quem os assistir, vai poder vislumbrar um mundo novo, de liberdade de pensamento e belezas que muitas vezes a vida dura e a influência de pessoas tendenciosas ou de rabo preso ensinam a não apreciar.

Todos deveriam voltar a ser como as crianças: questionadores e céticos!

É o que desejo para a humanidade, sinceramente.

São vídeos retirados do youtube, então gastarei apenas a mídia (dvd), que é baratinha. Vou distribuir obviamente sem cobrar nada, e até mesmo pagaria pela divulgação. É a minha parte sendo feita.

Os vídeos que vocês vão assistir agora foram produzidos por pessoas céticas, professores, biólogos, etc.

São pessoas de bem, que como eu, lutam pela melhoria do ser humano.

São mensagens diretas, a princípio contundentes para o desavisado. Mas a aparente rudeza da mensagem deve ser entendida como mensagem incisiva, como deve ser para sacudir o marasmo do espectador desinteressado.

Assistam os vídeos, meditem bem no que aprenderam, e até a próxima!

Se quiserem comentá-los ou emitir qualquer opinião, acessem meu site filosófico:

www.secularista.com

LISTA DOS VÍDEOS: (Breve colocarei os links, mas já dá pra ir buscando nos youtubes da vida...)
1-A Raiz de Todos os Males 1-Uma Ilusão Chamada Deus.avi
2-A Raiz de Todos os Males 2-O Vírus da Fé.avi
3-Os Inimigos da Razão-Os Escravos da Superstição.avi
4-The Big Question-Why are we here.avi
5-The Big Question-How Did The Universe Begin.avi
6-The Genius of Charles Darwin 3.avi
9-Darwinism And Social Order.avi
9a-Encounters at the End of the World 1.avi
9b-Encounters at the End of the World 2.avi
Curiosity s01e01 -Stephen Hawking - Did God Create the Universe.mkv
Judgement Day Intelligent Design on Trial.avi
The God Who Wasn't There.mkv

Além da série COSMOS, tanto a antiga quanto a nova.